Uéslei Fagundes

Os temas de Uéslei flertam entre paisagens inquietantes, cenários figurativos imbuídos de vulnerabilidade e narrativas.
Muitas vezes ele insere sua própria imagem em suas obras, atravessando lugares, convidando-nos a percorrer territórios que possam ser místicos ou mundanos.
Seguindo suas pesquisas, as pinturas sugerem um mundo sempre em mudança tanto na concepção quanto na presunção.
Inspirado por memórias de infância, imagens folclóricas e períodos alusivos da sua própria existência, suas composições são muitas vezes sonhadoras, carregadas de sentimentos e profundas preocupações pessoais.
As figuras que povoam as pinturas de Fagundes podem ser de aparência austera ou ter uma sumptuosa identidade imaginária. Ele geralmente brinca com o áspero limite entre o fracasso e o sucesso.
A apropriação de imagens da internet desempenha um papel no processo. Ela faz uma conexão com o imediatismo de hoje, evocando noções de democratização da informação e revelando questões como disparidades sociais e outros paradigmas sombrios implícitos na sociedade humana.
Através de mudanças desconcertantes de escala, Uéslei ausenta a percepção do tempo e estimula um senso natural de intimidade, reduzindo a distância entre a pintura e espectador.
Nascido em 1987 no Rio Grande do Sul /Brasil, Uéslei Fagundes é um artista autodidata. No início de 2012, aos 25 anos, ele se mudou para Dublin, na Irlanda e esse evento influenciou profundamente sua obra.
Atualmente ele vive e trabalha no Brasil

Título: A World Apart, 2017

Tamanho: (AxL) 100cm x 50cm 

Técnica: Óleo sobre tela

 

Título: In Haunted Attics, 2018

Tamanho: (AxL) 90cm x 70cm 

Técnica: Óleo sobre tela

 

Título: The Dance of the Unsettled, 2017

Tamanho: (AxL) 100cm x 100cm 

Técnica: Óleo sobre tela

 

Título: The Letter From Nowhere, 2017

Tamanho: (AxL) 50cm x 80cm 

Técnica: Óleo sobre tela

 

 

Título: The Salon Stories, 2017

Tamanho: (AxL) 100cm x 100cm

Técnica: Óleo sobre tela